Apoio

      

Realização:

 

 

Redes Sociais

            

 

Cadastre-se

Home

Núcleo de Economia Solidária

O que é Economia Solidária?

É uma forma de produção, organização de atividades econômicas e distribuição da riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital. 
Tem base associativista e cooperativista e é voltada para a produção, consumo, distribuição e comercialização  de bens e serviços através de autogestão.
Preconiza o entendimento do trabalho como meio de libertação e emancipação humana dentro de um processo  de democratização econômica, inclusive dos meios de produção, criando alternativa à dimensão alienante das relações de trabalho capitalista.
Propõe a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável que respeite as diferenças e características de seus participantes.
Temas relacionados: consumo responsável e sustentável, comércio justo e solidário.

Como está organizada a Economia Solidária no CECCO Ibirapuera?

Através do Núcleo de Eco. Sol. do CECCO estamos vinculados à Rede de Saúde Mental e Economia Solidária que atualmente congrega 104 empreendimentos de geração de renda e trabalho de 26 cidades do Estado de São Paulo.
Com encontros mensais abertos essa rede cria oportunidades de negócios e comercialização da produção e formação de trabalhadores e técnicos vinculados a esses projetos:
 - Parceria com a Sutaco para emissão de carteirinhas dos artesãos e contratação de oficineiros para o aprimoramento da produção de nossas oficinas;

 - Cursos de Multiplicadores em Saúde Mental e Economia Solidária na Escola de Enfermagem da USP e na Faculdade de Psicologia da PUC de São Paulo em 2013;

 - Realização de 4 Feiras anuais para venda de produtos da rede;
 - Exposição dos produtos da rede no Instituto Conexão Solidária;
 - Possibilidade de venda de produtos nas lojas da Sutacona cidade de São Paulo;

Como eu posso participar?

O Núcleo de Eco.Sol. Do CECCO Ibirapuera congrega os produtores interessados de todas as oficinas com potencial de produção e venda de objetos artesanais, artísticos e prestação de serviços como: jardinagem, encadernação, fios e bordados, arte em tecido, marchetaria e bijouteria.
 
Participar dos Foruns de organização e planejamento das ações necessárias para participação nos eventos;
Participar, na forma de representatividade, da reunião mensal da Rede Ecosol;
Participar da produção, divulgação, venda e organização dos grupos e da produção do CECCO Ibirapuera;
Participar de eventos e feiras da Rede Ecosol;
 
O Núcleo  de Ecosol do CECCO Ibirapuera se estrutura a partir da participação de seus usuários e produtores, da assessoria de seus técnicos, trabalhadores e coordenação, fomentando a organização, discussão e fornecimento de infraestrutura para a participação nos eventos.
Dez porcento (10%) do total das vendas é destinado para criação de fundo de caixa para infraestrutura e compra de novos materiais para as oficinas produtoras.
Uma ou duas vezes ao ano fazemos a divisão proporcional dos lucros entre os produtores  de cada oficina.
Os critérios para a participação nas oficinas são:
Freqüencia– quantidade de horas trabalhadas
Envolvimento com o trabalho e o grupo
Respeito e responsabilidade com o trabalho e os companheiros do grupo
Cecco Ibirapuera

 

 

Projetos

Projeto Crer Ser