Apoio

      

Realização:

 

 

Redes Sociais

            

 

Cadastre-se

Home

Indicadores baseados em qualidade de vida (QV) para Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOS) - PUC - SP

   Tipo de trabalho: Pesquisa cientifica

 

Área: Ciências Humanas / Psicologia / Psicologia da Saúde

 

Ana Carolina Zacari Brito

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia – PUC-SP

 

Ana Claudia Cassanti

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia – PUC-SP

 

Camila Menezes Lima

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia – PUC-SP

 

Maria Lívia Leite de Abreu Gomes

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia – PUC-SP

 

Regina Aiko Fukunaga Kato

Profa.Dra./Orientadora - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – PUC-SP

 

Renata de Assumpção Pannunzio

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia – PUC-SP

 

 

Introdução:

CECCO-Ibirapuera é um equipamento da SMS-SP que promove uma atenção diferenciada e inovadora ao público, visando a melhoria da Qualidade de Vida (QV) e trabalha múltiplas áreas da existência de seu usuário em vulnerabilidade. A pesquisa investiga a QV, subsidiando o CECCO em suas estratégias de ação e planejamento. Para isso, o conceito de QV, Resiliência e a Psicologia Positiva foram usados como suporte teórico. Nos anos 90, a OMS criou o Grupo de Qualidade de Vida, que define a QV como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores em que vive em relação aos objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Nota-se a mudança no paradigma de saúde, considerando-a não como o oposto à doença ou à falta dela, mas como um estado que vai além da condição biológica de bem-estar físico, relevando a condição psicológica e social dos indivíduos. Para Deslandes, S. F. et al.(2003) resiliência ocorre durante o desenvolvimento do indivíduo e se caracteriza a partir de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam o desenvolvimento de uma vida sadia, mesmo vivendo em um ambiente não sadio. A psicologia positiva (Seligman, M., 2002), mais do que reparação, sugere que o tratamento a ser dado é aconstruçãodas melhores perspectivas em QV.

 

Objetivo do trabalho:

Objetivo geral: Investigar a influência do modelo CECCO na promoção de Qualidade de Vida em atendimento primário de saúde. Objetivos específicos: Realizar levantamento de dados acerca da Qualidade de Vida dos usuários e funcionários do CECCO-Ibirapuera; Estabelecer nexo entre os dados coletados entre usuários e funcionários.

 

Métodos:

A amostra conta com 56 frequentadores e 12 funcionários do CECCO-Ibirapuera. A participação foi voluntária e participaram aqueles que frequentam o equipamento a mais de 3 meses e são maiores de 18 anos. Foram adotados três instrumentos para a coleta de dados: 1) WHOQOL-bref da OMS, 2) questionário socioeconômico ABA/ABIPEME e 3) questionário CECCO, criado em parceria com o equipamento. Os cuidados éticos foram devidamente tomados, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), tanto verbal quanto por escrito e com obtenção de assinatura individual. Foi empregado o programa SPSS para tratamento estatístico, a partir da sintaxe para o WHOQOL-bref.

 

Resultados e Discussão:

A avaliação da QV dos frequentadores, bem como de seus funcionários, apresentou como resultado índices mais elevados nos domínios psicológico e físico em relação aos domínios social e ambiental. Os dados obtidos parecem indicar forte vínculo formado entre os frequentadores e a equipe do equipamento que favorece a promoção de QV e resiliência do frequentador deste.

 

Conclusões:

Os resultados atestam a relevância do CECCO-Ibirapuera como equipamento de saúde mental ao adotar um novo paradigma no que diz respeito à promoção de QV para público vulnerável, bem como favorece e é favorecido pela QV de seus funcionários, conforme dados obtidos em Adendo com funcionários.

 

Autorização legal:

CAEE:0204.0.162.000-10 Secretaria Municipal de Saúde (SMS-SP)

 

Fomento:

MEC/SESu/CAPES

 

Palavras-chave:

Qualidade de Vida

Saúde Mental

Política Pública

Últimas Atualizações

As mais lidas

Cecco Ibirapuera

 

 

Projetos

Projeto Crer Ser